Neste ano, a Caixa Econômica Federal criou o programa Caixa Para Elas, cuja ideia era promover oportunidades para mulheres organizarem sua vida financeira. São serviços e produtos exclusivos para o público feminino que apoiam o empreendedorismo, a formalização dos serviços prestados e a independência. Entre as opções liberadas estão os empréstimos voltados para quem já é empresário e para quem pretende se formalizar.
A presidente do banco, Daniella Marques, foi a responsável pelo lançamento do programa, que visa beneficiar o público feminino. A ação ocorreu após uma troca de comando na Caixa, em que Pedro Guimarães, que era presidente, renunciou após ser acusado de assédio sexual por funcionários do banco. A divulgação da campanha para o público feminino é uma resposta à polêmica.
A estratégia “Caixa Pra Elas Empreendedoras” foi lançada em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ideia é possibilitar que mulheres sejam independentes financeiramente por meio desse sistema e criem seus próprios pequenos negócios por meio do MEI (Micro Empreendedor Individual).
Hoje, já existem diversos empréstimos voltados para mulheres dentro do programa criado pelo banco. Incluindo a possibilidade de suspender o pagamento das prestações até 4 meses após a adoção ou nascimento de uma criança.
Opções de empréstimos para mulheres na Caixa
A grande maioria dos empréstimos do Caixa Para Elas são destinados a mulheres que pretendem investir em seu pequeno negócio. Ainda assim, há a possibilidade de empréstimos pessoais e consignados, caso em que o uso do dinheiro não exige a constituição de um pequeno negócio.
As opções são:
- Crédito pessoal;
- Crédito consignado;
- CDC para investir na empresa;
- Pronaf Custeio Mulher para custeio agrícola ou pecuário;
- Microcrédito PJ MEI;
- Pronampe para MEI e ME;
- Giro Caixa para empreender;
- Crédito especial empresa.
Como conseguir o empréstimo na Caixa?
As mulheres interessadas em conseguir um empréstimo de no mínimo R$ 5 mil com a Caixa Econômica poderão contar com um empréstimo exclusivo que tem parceria com o Sebrae. Neste caso, você precisará abrir um pequeno negócio ou modificar um MEI que já existe.
- Acesse o site da Caixa, selecione a linha de empréstimo e faça seu registro;
- Assista ao treinamento do Sebrae para gerenciamento de empresas;
- Caso a ficha seja aprovada, o dinheiro será liberado em uma conta do banco.