Você já teve um pedido de aumento de limite no cartão de crédito, empréstimo ou financiamento recusado por conta do score baixo? Quando falamos em perfil financeiro para aprovar ou não esses pedidos, essa pontuação é um dos indicadores mais utilizados e mede o nível de confiança que as instituições financeiras têm sobre a sua capacidade de pagamento. Mas, na prática, o que é score de crédito?
O score de crédito é uma forma de medir o nível de confiança de uma pessoa com as suas finanças, e monitora tudo o que ela faz com o dinheiro a partir da relação dela com serviços financeiros de crédito. Ou seja, a forma como você paga suas contas, organiza seus gastos, lida com o seu orçamento – tudo influencia no cálculo do score de crédito.
O que é o score de crédito?
O score de crédito é uma pontuação que, geralmente, vai de 0 a 1000 e classifica seu perfil financeiro. O cálculo é feito pelos chamados birôs de crédito, que são empresas que cuidam da gestão de informações relacionadas ao histórico de pagamento dos brasileiros, como Serasa, Boa Vista, Serviço de Proteção de Crédito (SPC) e Quod.
Além dos birôs, algumas empresas também criam seus próprios scores de crédito – é o caso do Nubank, que desenvolveu o NuScore para que os clientes entendam melhor como o Nu avalia o perfil das pessoas para conceder limite no cartão de crédito e outros produtos financeiros.
Na prática, a sua pontuação está diretamente ligada aos seus hábitos financeiros. Quando o índice está mais perto de mil, quer dizer que a sua avaliação está boa e são maiores as chances de ter crédito aprovado. Em contrapartida, quanto menor a pontuação, menor o nível de confiança no consumidor e, consequentemente, menores as chances de aprovação.
Por que o score de crédito é importante?
Empresas e instituições financeiras utilizam o score de crédito para avaliar sua capacidade de pagar e sua organização financeira antes de aprovar crédito, como empréstimos e financiamentos. A pontuação ajuda a prever a probabilidade de você cumprir com suas obrigações financeiras, influenciando a liberação de crédito.
O score é crucial para a economia, pois facilita o acesso ao crédito, promovendo mais compras e vendas. Além de grandes empréstimos, ele afeta ações como parcelar compras, aumentar limites de cartões e financiar imóveis.
Score alto não é garantia de aprovação
Um score alto indica uma maior probabilidade de crédito, mas não garante aprovação. Além do score, instituições financeiras consideram outros fatores, como a renda. Por exemplo, mesmo com um excelente score, um pedido de financiamento com parcelas muito altas em relação à renda pode resultar em negativação devido ao risco de inadimplência.
Como é feito o cálculo do score?
A pontuação reflete seu relacionamento com as finanças e é influenciada por como você faz compras, solicita crédito, paga contas e seu histórico de negativação. Os dados são atualizados periodicamente. No NuScore, por exemplo, a avaliação é mensal, e o aplicativo mostra quais comportamentos impactaram a pontuação, permitindo ajustes para melhorar o score e equilibrar suas finanças.
Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo é um currículo financeiro que registra suas transações e avalia seu comportamento com as finanças. Antes de sua criação, apenas práticas negativas, como dívidas e atrasos, eram consideradas.
Desde abril de 2019, todos os cidadãos são automaticamente incluídos no Cadastro Positivo, que agora também avalia boas práticas financeiras. A dinâmica do sistema é auto-sustentável: quanto melhor o cumprimento das obrigações financeiras, maior a confiança para futuras negociações.
Como funciona o NuScore, o score de crédito do Nubank?
O NuScore também varia de 0 a 1000, com uma pontuação mais alta indicando um melhor perfil financeiro, conforme os critérios do Nubank. Essa classificação reflete seu comportamento com crédito, baseado em informações internas e externas ao Nu, e ajuda a identificar quais hábitos influenciam seu score.
Os clientes podem monitorar a evolução e o histórico de sua pontuação diretamente pelo aplicativo. Além disso, o Nubank fornece mensalmente orientações sobre comportamentos que afetam o NuScore, ajudando os clientes a entender como manter e melhorar sua pontuação.
Afinal, como manter uma boa pontuação do score de crédito?
Essa é uma dúvida comum, mas hoje já há respostas claras para ajudar o consumidor a melhorar seu score financeiro. Segundo o NuScore, do Nubank, aqui estão as melhores práticas para manter uma boa pontuação:
- Pague as contas e a fatura do cartão em dia: Evite atrasos para manter um bom histórico de crédito.
- Use poucos cartões de crédito: Concentre suas contas em um único cartão para evitar descontrole financeiro.
- Tenha uma reserva de emergência: Utilize as Caixinhas para ajudar na organização e no planejamento.
- Não gaste mais do que sua renda no cartão de crédito: Mantenha os gastos dentro do seu orçamento para não afetar negativamente o seu NuScore.