loader image
Pesquisar

INSS: Ótimas mudanças no processo de solicitação do seu empréstimo consignado

Conheça as novidades na hora de solicitar um empréstimo consignado.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma atualização que pode ser benéfica para diversos aposentados e pensionistas. Em breve, os segurados poderão liberar o acesso ao empréstimo consignado sem precisar ir até uma agência previdenciária.

A mudança deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2023, e consiste na liberação do crédito consignado por meio da biometria dos beneficiários. A regulamentação da medida está em fase de preparação nos bancos, mas as expectativas para a atualização são positivas.

Especialistas acreditam que a liberação à distância, através da biometria, vai diminuir os riscos de fraudes, além de viabilizar contratações de crédito mais seguras para os aposentados e pensionistas do INSS.

A liberação do empréstimo pelo reconhecimento biométrico já estava nos planos do governo desde novembro de 2022, quando foi publicada uma instrução normativa que determinava a implantação da medida pelos bancos em até 60 dias. Esse prazo se esgotou na primeira quinzena de janeiro, e agora uma nova instrução deve ser divulgada pelo órgão previdenciário ainda em fevereiro.

A implantação do sistema por reconhecimento biométrico tem caráter de obrigatoriedade. Ou seja, as instituições financeiras terão que aderir a nova medida ou serão descredenciadas, deixando de ter permissão para ofertar o empréstimo consignado.

Entenda como vai funcionar a liberação do consignado por biometria

Para que não seja mais preciso a presença do segurado em uma unidade da Previdência Social para a concessão do empréstimo, a sua biometria terá o mesmo reconhecimento da assinatura no contrato de papel. Além da identificação biométrica, o beneficiário terá que apresentar ainda outros dados.

Após comprovar a autenticidade pela biometria no celular, o segurado da autarquia deve apresentar um documento de identificação oficial com foto e o número do CPF para contratar o empréstimo do INSS.

É importante reforçar que essa é a única forma de realizar a contratação do crédito consignado à distância. O Instituto Nacional do Seguro Social não aceita a autorização de segurados por mensagem de texto, gravação de áudio ou ligação telefônica para fechar contratos de empréstimo.

Outros cuidados que podem evitar fraudes

  • Ao decidir contratar o crédito consignado à distância, utilize apenas os canais oficiais de atendimento do INSS, que são o site www.meu.inss.gov.br ou o aplicativo gratuito Meu INSS;
  • Consulte mensalmente o seu extrato previdenciário para ter o controle dos valores que entram e saem;
  • Não clique em links enviados por e-mail ou aplicativos de mensagens, mesmo que o contato se identifique como um funcionário do INSS;
  • Para tirar dúvidas sobre qualquer procedimento do órgão, ligue para a Central 135, o canal de atendimento telefônico do INSS.